Qual o fator mais importante para você no momento da decisão de uma compra? O que te faz dizer sim ao vendedor?

Você avalia opções, decisões, locais de compra mais corriqueiras para firmar o negócio?

Essa é uma questão muito importante para o processo da compra e é sobre isso que falaremos hoje. Mas, antes disso, você precisa entender os processos que envolvem a decisão de compra.

 

Processos da decisão de compra

 

Reconhecimento da necessidade

 

É aqui que o processo de decisão de compra inicia, ainda na mente do consumidor. Como assim? Simples…no momento em que o cliente reconhece a necessidade ou o problema que precisa ser resolvido com o produto ou serviço que você tem a oferecer.

 

Busca de informações

 

A partir do momento em que o seu cliente está ciente de sua necessidade, ele irá à procura de informações. Ou seja, além de pesquisas na web, o cliente pode ser influenciado pela opinião de conhecidos, propagandas e vendedores.

 

Avaliação de alternativas

 

Essa etapa consiste no fato de que o consumidor processa as informações buscadas na etapa anterior e, a partir de então, faz seus próprios julgamentos em relação a melhor possibilidade.

E para que seus produtos ou serviços ganhem vez nesta etapa, eles devem possuir valor agregado capaz de satisfazer as necessidades e proporcionar benefícios e diferenciais únicos.

 

Compra

 

E é aqui que tudo se concretiza. Porém, nunca esqueça de que, apesar de todos os processos já ultrapassados pelo cliente, há diversas questões que podem fazer com que ele mude de ideia e acabe desistindo da compra. E isso está intimamente ligado com o seu atendimento.

 

O que o atendimento tem a ver com a decisão de compra

 

Começamos dizendo que: o bom atendimento é parte fundamental para um bom negócio. Por quê? Simples: é aí que o consumidor criará uma fidelidade com a sua marca.

Para isso, esforço, educação e profissionalismo são a combinação perfeita para entender e conquistar o cliente. E ainda, entender o que ele procura, suas dores, necessidades e qual é o seu problema a ser resolvido para que então você possa oferecer a ele a melhor solução.

Porém, o bom atendimento não deve se manter apenas até o momento da decisão da compra. Ele deve continuar sendo efetivo até mesmo após a compra ter sido realizada. Isso mostra que a empresa realmente se importa com o seu público.

 

Como prestar um bom atendimento?

 

Para que você consiga prestar um bom atendimento ao seu cliente, alguns pontos devem ser seguidos.

 

Precisão

 

Se você não consegue fornecer o que o cliente quer, no momento em que ele quer, seu sucesso terá os dias contados.

 

Disponibilidade

 

Depois da transação, seu cliente deseja saber que ainda pode contar com você. Você oferece um sistema de acompanhamento rápido e eficiente para lidar com devoluções, dúvidas sobre produtos e outras questões?

 

Parceria

 

Além de produtos e serviços, os clientes também querem sentir que você entende suas necessidades. Você busca, proativamente, ajudá-los a alcançar o sucesso na vida pessoal ou nos negócios?

 

Aconselhamento

 

Uma vez alcançadas as expectativas acima, os clientes vão querer saber mais sobre você. Você dispõe de materiais educativos e informativos para os seus clientes? Você pode fornecer recomendações que ajudam a melhorar a vida dos clientes?

Desta forma, se você deseja alcançar o máximo êxito com os processos da decisão de compra do seu cliente, aposte em cheio na qualidade do seu atendimento. E você pode fazer isso utilizando a tecnologia como aliada.