Como é Feito o Cálculo de Frete dos Caminhões?
Você sabe como é feito o cálculo de frete dos caminhões para que o valor seja justo para ambas as partes envolvidas?
Saber como calcular o frete é fundamental para cobrar um preço justo e conseguir se manter com qualidade de vida a partir do salário justo obtido com os fretes.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer o cálculo de frete para que você possa ser justo ao passar seus orçamentos.
Garantindo que os valores cobrados sejam suficientes para que a viagem seja lucrativa e você conquiste mais clientes.
Cálculo de Frete dos Caminhões: As taxas que incidem sobre o serviço
Fazer um frete não significa que meramente será pegar um item em um estado, levar até outro e ficar com todo o valor cobrado!
Existem muitas taxas que precisam ser cobertas pelo contratante para que a viagem dê retorno financeiro ou caminhoneiro, entre elas:
ICMS ou ISS: Refere-se ao imposto cobrado para o transporte legal de mercadorias entre municípios (ISS) ou entre estados (ICMS);
Pedágio: No caso de carga de um único cliente, ele deve fornecer o valor referente aos pedágios, caso sejam cargas fracionadas é indicado dividir esse custo;
Frete Valor: É calculado como um percentual sobre o valor das notas fiscais de todos os produtos transportados, também é conhecido como Ad Valorem ou seguro de carga;
Taxa de Devolução: Valor que é cobrado quando o caminhoneiro não conseguiu realizar a entrega e deverá devolver a carga ao local em que foi retirada;
Taxa de Dificuldade na Entrega: Essa é uma taxa cobrado quando algo dificulta a entrega da carga, como uma entrega que deve ser feita fora de horário comercial;
Taxa de Reentrega: É cobrada quando o caminhoneiro tem que fazer mais de uma tentativa de deixar a encomenda que não foi recebida na primeira tentativa;
Taxa de Restrição de Trânsito: É cobrada em casos onde é preciso lidar com restrições à carga ou descarga ou restrições ao horário de circulação do veículo;
Taxa de Armazenamento: deve ser cobrada quando algo impede o recebimento do item transportado e por isso, é preciso armazenar essa encomenda até que ela possa ser recebida.
Perceba quantas taxas existem e precisam ser analisadas antes de realizar uma entrega? Por isso mesmo, é preciso conhecer bem a carga e o seu cliente para passar um orçamento que seja justo para ambos os lados. De forma que seu trabalho seja bem remunerado e o contratante não enfrente dificuldades por causa do valor de transporte da carga.
Como Realizar o Cálculo do Frete?
Para analisar quanto irá custar o frete, é importante considerar vários fatores, como: Distância; Peso da carga; Valor da carga na nota fiscal; Volume e Dificuldade na entrega.
A dica é inicialmente levantar informações sobre a carga, como peso, medidas e valor da nota. Em seguida calcule a distância em quilômetros para o destino da entrega e verifique se existe agendamento de horário para realizar a entrega.
A partir disso, levante as taxas que incidem sobre esse transporte, avalie o tipo da carga e calcule o frete peso.
Em seguida calcule a taxa fixa de operações do seu negócio e o frete valor da carga. Adicione 0,3% do valor da mercadoria como taxa de risco e calcule o frete base.
Calcule as taxas adicionais e some todos os valores para ter como resultado o orçamento do frete.
Sempre Considere o Tipo de Frete
Como já sabemos, existem diferentes tipos de frete, o normal que é aquele em que o caminhoneiro contratado pega a carga e leva ao destino.
A subcontratação que é quando ocorre a terceirização do serviço, o redespacho que é uma forma de subcontratação e ainda o redespacho intermediário.
Tudo isso faz com que o valor do frete se altere. Por isso, é tão complexo passar um orçamento assertivo. Aplicando todas essas dicas, você terá melhores condições de passar orçamentos justos e bons para você e seu contratante.
Lembre de sempre considerar na sua conta todos os valores relacionados aos riscos do transporte e também o tipo de carga transportada. E se precisar de mais dicas para fazer esse cálculo, continue no Blog da Climatizar para conferir nossos outros posts sobre o tema.