Lucro, Custos e Concorrência, a Dificuldade de Manter uma Loja Competitiva
Todo empresário enfrenta diariamente uma lista de custos que impactam diretamente no lucro e que precisam ser calculados para serem repassados. Isso tudo associado a concorrência do mercado gera uma certa dificuldade de manter uma loja competitiva!
Ter uma loja lucrativa e competitiva é um verdadeiro desafio para o empreendedor, que precisa ter jogo de cintura para negociar com fornecedores e conquistar as melhores oportunidades para manter uma loja que se destaca no mercado pela qualidade dos itens e preços justos.
Algumas dicas administrativas são essenciais para facilitar essa jornada do empreendedor, que precisa se comprometer com a competitividade do negócio, visando manter sua empresa aberta e lucrativa.
Estratégias Para Uma Loja Competitiva
Algumas estratégias precisam ser adotadas na administração do seu negócio para que ele se mantenha competitivo, confira:
Estar Sempre De Olho na Concorrência
Se a administração da sua empresa não tem o cuidado de acompanhar as novidades que o concorrente direto está lançando, dificilmente vocês conseguirão se manter competitivos frente aos concorrentes.
Estar de olho não significa copiar, mas ter a certeza de que sua empresa tem bons produtos, preços competitivos e que existe um esforço diário dos seus colaboradores para se manterem sempre melhores que os concorrentes diretos.
Manter a Equipe Treinada
Oferecer treinamento constante para a sua equipe de vendas é essencial para manter a loja atrativa para os clientes.
Se um cliente não passa por uma boa experiência de compras, além de ter perdido uma venda a empresa provavelmente terá uma pessoa na cidade falando negativamente sobre a marca para todos os amigos próximos.
Isso é extremamente ruim, uma vez que é muito difícil reverter esse tipo de boca a boca.
Agregar Valor Ao Produto
Várias empresas oferecem os mesmos produtos que você! O que a sua loja tem feito para agregar valor aos itens que vende e se diferenciar?
Ter o cuidado de se manter diferente dos demais concorrentes é um fator decisivo para a escolha de onde seu cliente irá comprar.
Se 3 lojas vendem o mesmo produto na mesma cidade e com o mesmo preço, o que faz com que uma venda muito mais que a outra? A diferenciação competitiva! Seja porque atende melhor ou porque entrega o produto mais rápido, se diferenciar é vital para a competitividade.
Estar Atualizado
Por ter uma rotina muito puxada nos negócios, é comum que o empresário não se atualize sobre lançamentos de produtos no mercado.
Ocasionando perda de vendas uma vez que o caminhoneiro busca a loja para procurar as novidades e elas não estão disponíveis no estoque.
Por isso, parte da competitividade da loja é também a sua capacidade de inovar e apostar em tendências do segmento para atrair e agregar valor para os clientes.
Nunca Deixe de Divulgar
Muitos empresários ainda acreditam que a loja só necessita de boca a boca para crescer, o que é um erro!
É preciso manter seus investimentos em publicidade da sua loja sempre em dia, visando sempre atrair novos clientes e divulgar sua marca, contribuindo também para que os clientes que já conhecem a empresa se lembrem dela na hora de fazer novas compras.
Além de manter todas essas estratégias funcionando em conjunto, é preciso também apostar na fidelização do caminhoneiro, visando ter a loja sempre cheia.
Sempre Aposte na Fidelização
Todo cliente que entrou na sua loja é uma chance de fidelizar um consumidor que nunca mais vai procurar o que precisa na loja ao lado.
Mas a fidelização é um processo realmente delicado e que requer dedicação por parte da empresa, por isso mesmo, a maioria das lojas não é capaz de realmente fidelizar o consumidor, este pode ser o seu diferencial competitivo! Para fidelizar o cliente é preciso adotar algumas posturas como:
Oferecer uma boa experiência de compra;
Garantir bons preços;
Agregar valor ao produto;
Se preocupar com o pós-venda;
É sempre importante perceber que o caminhoneiro é um cliente que conhece o país inteiro e que existem centenas de lojas de autopeças espalhadas no Brasil.
O que fará com que seu cliente volte para fazer várias compras na sua empresa é a sua capacidade de fidelização e o investimento contínuo na construção de um bom relacionamento com esse caminhoneiro.